segunda-feira, 27 de junho de 2011

Carpinus - A árvore que queria mudar de posição

Este é um carpinus, já com alguns belos anitos que me veio cair às mãos e que me confidenciou já estar um pouco cansado de estar sempre na mesma posição. Vai daí pediu-me que lhe mudasse a sua frente :-)

Esta era a frente que apresentava




Lado posterior


Brincadeira, logicamente a árvore não me pediu que lhe mudasse a frente, mas, na minha opinião, tudo indicava para isso e acho que o resultado final é bem mais agradável. Mas vocês mais à frente poderão apreciar e me dirão se tenho ou não razão ;-)

Sendo assim lá meti mãos à obra e comecei a defoliá-la.


Já depois de defoliada e com menos uns ramos, esta é mais ou menos a posição que pretendo que a árvore adopte para o ano que vem, ou seja quando fizer o transplante para o novo vaso, que, como é óbvio não o pude fazer agora.



As razões para ter optado por esta frente são as seguintes:

- A árvore fica com um muito melhor tashiagari, ou seja, um muito melhor afunilamento do tronco, desde a base até ao ápice.
- Movimento do tronco menos monótono e mais interessante.
- Nebari, alguém diria que é o defeito da árvore (Eu digo que não é defeito, é feitio :-)). Se repararem, a raiz do lado direito sai um pouco mais alta que as duas centrais, sendo que, do lado esquerdo e traseiro não apresenta um nebari tão bonito.

Sendo assim, com esta nova recolocação da árvore no vaso, vai-me permitir alinhar o lado direito, bem como do lado esquerdo e traseira, espero eu, ir buscar raizes mais abaixo, o que me vai permitir uma melhoria do nebari da árvore, nesse lado. 



Na imagem em cima livre de mais uns ramos (O pormenor do chinelo está giro não está :-)).

Aramar, aramar e ainda mais aramar. Ups ainda não é desta, falta um ramo ainda :-))

E voilá




Bem mais agradável, não acham? Eu pelo menos acho que fica uma árvore com muito mais carisma e personalidade. Agora é esperar pelas novas folhas que devem começar a brotar daqui a umas duas semanas.

Abraço

Carlos Brás



2 comentários:

  1. Melhorou imenso!
    Boa escolha e também bom trabalho de poda e aramação. Não tinhas pecado se já o tivesses feito já duas semanitas antes para dares mais tempo à nova brotação de folhas, mas não deverá ser critico.

    Um abraço e boa continuação
    Nelson

    ResponderEliminar
  2. Olá Nelson

    Obrigado pelo teu comentário.
    Realmente deu "trabalho" mas também concordo que ficou bem melhor :-)
    Neste momento já está a brotar com toda a força.
    Outra coisa positiva é que estão a nascer brotes em partes do tronco que não existiam, o que me vai permitir, se tudo correr bem, preencher certas áreas que estão mais despidas.

    Aquele abraço

    Carlos

    ResponderEliminar