quarta-feira, 15 de junho de 2011

Actividade da Associação Lusitana de Bonsai

Olá Amigos

Domingo, dia 12 de Junho de 2011 foi dia de mais uma actividade da Associação Lusitana de Bonsai, da qual, com muita honra, faço parte.
Todos os segundos Domingos de cada mês, os associados juntam-se para levar a cabo mais uma actividade.
Desta vez o tema principal, para além do excelente convivio, foi o vaso para bonsai. O nosso anfitrião que já começa a ser um grande artista em vasos para bonsai foi o Joaquim Gervásio na sua casa em Montemor o Novo.

Sendo assim lá me pus a caminho daquela bonita terra situada no nosso não menos bonito Alentejo.



 Em baixo o seu castelo que pode ser visitado e apreciado.


Algumas bonitas imagens do centro de Montemor o Novo em que predominam as casas e fontanários com a arquitectura tipicamente alentejana.











Ah compadre, este gajo é maluco...Atão ele saiu do carro para nos tirar uma fotografia....Se calhar é algum gajo do FMI. Vou-me mas é montar na minha mota e andar daqui pra fora questes gajos a mim é que na me apanham :-)
Eheheh. Esta cena (foto em cima) retrata, sem dúvida, uma das coisas tipicas do Alentejo e que já não se vê em muitos lados. A calma e descontração alentejana...Nós se calhar procuramos isso mesmo através do bonsai.

Chegado à casa do Gervásio que tem um espaço magnifico para ter os seus bonsai, com direito a lago e tudo e depois de uma bela sardinhada, lá metemos mãos à obra.

Na fotografia em cima moi meme, o verdadeiro artista :-)), já com as mãos na massa. Ao meu lado estavam o Gervásio Júnior e o Machado Júnior :-)
Os óculos são para proteger dos estilhaços do barro :-))



Ainda de volta da massa, na tentativa de fazer um vaso estilo Kurama. Vai servir, para colocar um zambujeiro de yamadori que tenho neste momento em fase de formação.


Em baixo as mãos do Joaquim Gervásio que se propos fazer um vaso para o belissimo acer do Henrique Leite, mais um dos nossos associados e que desta vez não pode estar presente.



Em baixo o José Machado (lado esquerdo) e o Joaquim Gervásio muito concentrados nas suas tarefas ;-)



Esta é uma foto de quando estava a amassar o barro com o rolo da massa :-) para outro vaso que ainda tive tempo de fazer e do qual não tenho imagens.


Na foto em baixo o vaso estilo kurama que fiz para o meu zambujeiro. Depois desta fase é necessário deixar secar uns dias, colar os pés (aquelas meias bolas que vêem ao lado) e só depois vai cozer num forno especifico, para o efeito, a altas temperaturas. Não se deixem enganar pela cor, porque depois de cozer vai ficar de cor preta.


 


No regresso a casa depois de um dia muito bem passado fui brindado com este magnifico por do sol. A cereja em cima do topo do bolo como se costuma dizer.



Sem comentários:

Enviar um comentário